Grupo de Pesquisa África Contemporânea

  Convidados

Convidados confirmados

Brasil
Marcelo Bittencourt
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Professor de História da África da mesma instituição. Publicou dois livros de referência sobre a história politica de Angola: Dos jornais às armas: trajectórias da contestação angolana (Lisboa: Vega, 1999) e "Estamos juntos": o MPLA e a luta anticolonial (1961-1974) (Luanda: Kilombelombe, 2010), além de diversos artigos sobre o tema.

Estados Unidos
Marissa Moorman
Doutora em História da África pela Universidade de Minnesota e Professora de História da África da Universidade de Indiana em Bloomington (Estados Unidos), publicou um livro seminal sobre a música angolana e suas articulações sociais e políticas no final do período colonial e nos primeiros anos da independência: Intonations: a Social History of Music and Nation in Luanda, Angola, from 1945 to Recent Times (Athens: Ohio University Press, 2008), além de diversos artigos.

República Democrática do Congo
Jean Bosco Kakozi Kashindi
Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México e Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem diversos artigos e capítulos de livros publicados sobre o pensamento filosófico latino-americano e africano, especialmente sobre o "ubuntu" e a "nuestra América".

Wasawulua Daniel
Músico e arte-educador congolês radicado no Brasil, desenvolve diversos trabalhos envolvendo contação de histórias baseadas em suas vivências de infância no Congo. Integra a equipe do Núcleo de Educação do Museu Afro-Brasil, em São Paulo.

República do Congo/França
Jacky Maniacky
Doutor em Estudos Africanos com concentração em Linguística pelo Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais (França) e Pesquisador do Serviço de Linguística do Museu Real da África Central (Bélgica). Especialista em línguas do grupo bantu, publicou diversos artigos e capítulos de livros em periódicos especializados.

Angola
Maria Cristina de Ataíde e Pinto
Doutoranda em História pela Universidade de Évora (Portugal) e Professora da Universidade Lusíada de Angola. Desenvolve atualmente pesquisas sobre os serviços de auxílio aos refugiados angolanos no Congo ligados aos movimentos nacionalistas no início da guerra de libertação.

ACESSO RÁPIDO